RH ESTRATEGICO GANHA ESPAÇO
O papel desse novo profissional é assessorar os gerentes no uso de ferramentas eficazes na gestao e no desenvolvimento das equipes.
Se existe um consenso hoje nas organizações é o de que apenas equipes qualificadas, motivadas e comprometidas são capazes de fazer a diferença e responder às exigências cada vez maioresdo mercado. Essa nova realidade vem transformando o perfil do profissional responsável pela área de Recursos Humanos nas empresas. As ações tradicionalmente associadas ao RH__como administração, recrutamento e seleção e treinamento pessoal__soman-se hoje novas atividadese desafios baseados na necessidade de atuação mais estratégicos junto à organização. Perde espaço o RH com postura meramente operacional, e entra em cena um profissional mais comprometidoem busca de resultados para toda a empresa , assesorando os gerentes de forma estratégica na gestão de equipes.
A atuação estratégica requer um RH ativo, sem medo de se posicionar é necessário ter habilidade na mediação de conflitos, atuando como articulador, com paciência e diplomacia.
Por outro lado, é preciso ter coragem para expor sua opinião, dizendo sempre o que precisa, e não apenas o que quer ouvir.
Por isso as empresas também devem estar preparadas para lidar com esse novo perfil profissional, historicamente associado a um atuação submissa e passiva. Para colher os ganhos
de se ter um RH estratégico na equipe, também os gestores precisam aprender a ouvir opiniões divergentes, lidar com conflitos e, eventualmente, ser contrariados, em função dos interesses da empresa.
A prática tem mostrado que os benefícios de se investir em um RH estratégico são muitos.
E esse parece ser um caminho sem volta para as empresas que desejam chegar ao futuro em condições competitivas.
Fonte: AAgilis Tecnologia.
Gilson Veríssimo de Morais.
"Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realizar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário